segunda-feira, 11 de maio de 2009

PECADO É COISA SÉRIA
Palavra ministrada nas Células de 11 de Maio à 17 de Maio de 2009

Toda pessoa que cria ou inventa algo tem o total direito sobre sua obra. Ela determina todos os critérios em relação ao seu uso. Quando um produto é pirateado, além de causar prejuízo ao inventor, causa prejuízo também ao usuário.

Deus é o Criador do universo. E Ele estabeleceu as regras para que tudo pudesse funcionar em pleno equilíbrio e harmonia para o bem estar da humanidade. São as leis físicas e espirituais. Toda criação é um conjunto de sistemas: o clima, a fauna, a flora, a sociedade, a família, o corpo físico, a alma humana, etc. Todo sistema tem leis, regras bem definidas, para que possa sobreviver.

O corpo humano, por exemplo, é um sistema bem complexo, que tem leis para o seu bom funcionamento e manutenção. Este corpo tem uma membrana que o envolve, a pele; é o que o delimita e protege. Se algo estranho entra ou uma parte relevante sai do seu interior, o sistema é afetado. Essa quebra da regra, o rompimento desse limite, traz prejuízo e pode até destruir.

Todos nós sabemos que, para que uma empresa ou organização sobreviva, precisa ter propósitos bem definidos, bem como regras e parâmetros a serem obedecidos. Tais regras servem para proteger o sistema. Toda quebra gera prejuízo, enfraquecimento e, se por repetidas vezes, pode causa sua extinção.

Como seres humanos, somos um sistema complexo: espírito, alma e corpo. O Criador estabeleceu regras para nos proteger, como também nos desenvolver plenamente e cumprir o propósito para o qual fomos criados. Esses limites estabelecidos por Deus são para a nossa sobrevivência e bem estar. Toda quebra a esses princípios chama-se pecado. A Bíblia diz: “A alma que pecar, essa morrerá...” (Ezequiel 18:20). Ou seja, a alma que quebrar a regra para o bom funcionamento do sistema humano, vai sofrer a conseqüência e morrer.

Uma sociedade não funciona sem lei. No entanto, a natureza humana não gosta de regras. É impressionante como, mesmo sabendo que as leis são para o nosso bem, nossa tendência é desobedecê-las. Existe um engano plantado em nosso coração de que viver sem regra é ser livre. Mas Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). O pecado escraviza e não liberta! A palavra de Deus, porém, que é a verdade, liberta: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

O que leva, então, alguém a quebrar regras mesmo sabendo que elas são feitas para o seu bem estar? Só há uma reposta: rebelião. A quebra das leis tem uma raiz, é o orgulho, e está no coração das pessoas. Este é o Pecado original. Orgulho é não reconhecer a autoridade do Pai e Criador e não aceitar Suas regras e princípios.

A Bíblia também diz: “... a humildade precede a honra... A soberba precede a ruína...” (Provérbios 15:33, 16:18). Ruína é destruição, maldição, desgraça... Ela se origina na soberba. E também diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). Então a graça, a bênção, está sobre os humildes. Por quê? Porque eles vão usufruir dos resultados da obediência.

A filosofia humanista infiltrada no ensino escolar há décadas tem aos poucos implantado na mente das pessoas a idéia do evolucionismo. Sutilmente as crianças são doutrinadas com o pensamento de que não são filhas do Criador, mas da Natureza, inclusive chamada de Mãe. A lógica é: Se não há Criador, ninguém tem direito sobre nós; assim não há regras, não existe pecado, cada um pode criar suas próprias regras e optar pelo que acha ser bom ou não na busca da sua própria felicidade. Se pecado não existe, o mal é relativo. Isso tem destruído a sociedade!

O problema tem que ser resolvido na origem. Existe dentro de cada um de nós uma fábrica de pecados: a soberba. Ela precisa ser destruída. O orgulho precisa dar lugar à humildade. Assim como temos a capacidade de escolher pecar, temos também a capacidade de escolher não pecar. Mas não conseguiremos vencer as atitudes pecaminosas se a matriz do Pecado permanecer dentro de nós.

Hoje é o tempo de renunciar a soberba e aceitar o Deus da palavra e a palavra de Deus em sua vida, cancelando a fonte pecaminosa que está em seu interior. Faça esta oração:

Pai, eu reconheço que dentro de mim tem uma matriz de pecados que precisa ser destruída e chama-se orgulho. Por isso eu renuncio hoje toda a resistência aos Teus princípios. Eu abro mão das minhas vontades e opiniões, e dou lugar a Tua vontade. Eu me arrependo de toda rebelião contra a Tua palavra. Reconheço que o pecado me escravizou. Mas agora recebo a Tua verdade, e tomo posse da minha libertação. Como sinal de humildade, a partir de hoje vou obedecer a Tua palavra. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário