segunda-feira, 13 de julho de 2009

OUÇA A VOZ DE DEUS!
Palavra ministrada nas Células de 13 de Julho À 19 de Julho de 2009

“Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto” (Salmos 95:7, 8).

Nosso Deus é apresentado na Bíblia como um Pastor, e nós, como Suas ovelhas. O pastor tem amor e dedicação pelo seu rebanho. No Salmo 23 Davi escreve sobre o Pastor celestial, considerando a experiência que viveu cuidando das ovelhas de seu pai por muito tempo:

  • Ele supre todas as nossas necessidades – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (v.1).

  • Ele nos dá o descanso para a alma – “Deitar-me faz em verdes pastos,...” (v.2)

  • Ele renova as nossas forças com a água do Espírito Santo – “... Guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma;...” (v.3).

  • Ele nos dá direção – “... Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome” (v.3).

  • Ele nos corrige e protege – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (v.4).

Nosso Deus é fiel em tudo o que promete e perfeito em tudo o que faz. Ele é o Pastor por excelência. Um pastor sempre vai à frente e as ovelhas o seguem. Jesus disse: “E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (João 10:4). No reino de Deus o rebanho é de ovelhas e não de gado. O gado precisa ser empurrado, tocado de trás para frente, ovelha segue, caminha voluntariamente, olhando para o pastor e seguindo-o. Toda a ovelha conhece a voz do seu pastor. O texto continua: “Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10:5). Se vários rebanhos estiverem misturados num mesmo lugar, no momento em que um pastor se levanta e chama as suas ovelhas, elas saem do meio e o seguem, de maneira que nenhuma delas se perde. Elas são fiéis à voz do seu pastor!

Ouvir a voz do nosso Pastor é um grande privilégio. Infelizmente, nem todos os que se identificam como ovelhas, são ovelhas. É preciso ter natureza de ovelha, coração inclinado e ouvidos atentos aos comandos do Pastor. Quem não é ovelha precisa ser empurrado. Quantas pessoas são apenas religiosas, e não conhecem a voz do Pastor! São literalmente empurradas pelos programas e eventos da igreja, pelos líderes, pelos propósitos e convocações temporários, pelas palavras de comando do pastor... Elas não têm entusiasmo, não têm vontade própria em seguir o Pastor. Tais pessoas não são felizes, pois se sentem sempre cobradas pelos líderes, não gostam quando são confrontadas para uma correção em seu caráter, sentem-se pressionadas... Na verdade, não são ovelhas.

O texto em questão é uma chamada a uma postura de entrega e reconhecimento de Deus como Pastor – “Se hoje ouvirdes a sua voz,...”. O tempo de Deus é sempre hoje. Deus sempre nos dá uma oportunidade, e é agora! Sempre é tempo de recomeçar, se arrepender, e voltar para Ele. O problema não está em Deus, pois Ele não pára de falar. O problema está em não dar ouvidos a Ele. Muitos escutam, mas não ouvem, não consideram, são insensíveis. A insensibilidade vem da soberba, da resistência a Deus.

Dar ouvidos é o requisito para se tornar ovelha e ter o Senhor como Pastor. Ele faz um apelo: “... Não endureçais os vossos corações”. Percebemos que há uma escolha. Ele não pediria de nós algo que não pudéssemos fazer. Podemos endurecer ou amolecer nosso próprio coração. Não endurecer é ser atento ao que Ele está dizendo. O povo de Israel, quando estava no deserto, se revoltou contra Deus e endureceu o coração. Deserto é lugar de escassez, seca, tribulações..., e eles acusaram Deus por estarem naquela situação. Mas o Senhor é o nosso Pastor e Seus planos são pastos verdejantes e águas tranqüilas - plena paz de espírito e distância de toda influência maligna. Só o que precisamos é dar ouvidos a Sua voz.

Hoje você está ouvindo a voz de Deus; é tempo de amolecer o coração! A sua postura fará de você ovelha ou não. Deus quer que você receba uma nova natureza, livre de toda a religiosidade e peso. Ao conhecer o Pastor dos pastores, Jesus, você não vai querer dar ouvidos a outro “pastor”; ou seja, outra proposta religiosa ou filosófica, projeto de vida, anseio da alma, desejo da carne, etc. Faça esta oração:

Senhor Deus, eu não quero mais endurecer o meu coração diante da Tua palavra. Eu reconheço que Tu és o meu Pastor. Quebro todas as resistências do meu coração e passo a ser Tua ovelha. Renuncio a natureza rebelde e religiosa. Entro no reino de Deus voluntariamente. A partir de hoje vou Te seguir espontaneamente e com toda a alegria. Apresento o meu desejo de ser cada dia mais apaixonado por Ti e pela Tua palavra. Eu declaro que Jesus é o meu Salvador e meu único Pastor. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário