segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A ORIGEM DO PECADO
Palavra ministrada nas Células de 10 de Agosto À 16 de Agosto de 2009

“Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:14,15).

Segundo o Dicionário, a palavra “cobiça” significa “desejo veemente de conseguir alguma coisa; ambição”. É a vontade exacerbada do ego pronta para ser consumada, o que podemos chamar de egoísmo. O egoísmo é a cobiça potencializada, aflorada, dominante.

É errado ter vontades, desejos, ou mesmo ambição? Claro que não! Isso faz parte da nossa estrutura humana. Deus nos deu uma alma, e nela se encontram nossos desejos e vontades. É o mecanismo dado pelo Criador para nos impelir a crescer, evoluir, prosperar, conquistar. É preciso ficar claro que Ele nos deu o ego, não o egoísmo; a vontade, não a cobiça...

A cobiça e o egoísmo são expressões da natureza pecaminosa que está em todo ser humano. Podemos definir Pecado com uma frase: ser governado pela vontade própria! O pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva, agora ele está no gene da raça humana. É um espírito de contradição à vontade de Deus, uma rebelião ativa, uma teimosia em pensar que somos donos do próprio nariz. Existe uma frase famosa de Che Guevara, um dos maiores símbolos de anarquia e rebelião: “Se existe governo, sou contra”. Isso explica a atitude de uma criança que teima em desobedecer à vontade da mãe e do pai, pois não entende que eles querem o melhor para ela. O nosso Pai celestial tem uma vontade para nós, e é sempre a melhor: “... Sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

A cobiça é uma evolução da vontade. Ela seduz. Seduzir é persuadir com insistência até gerar um encantamento. Tiago compara a uma gravidez. O pecado é como uma criança que nasce a partir de uma concepção. Numa concepção natural existem duas vontades, duas partes que fazem uma escolha. O óvulo ou o espermatozóide isoladamente não produzem nova vida. O óvulo precisa ser fertilizado pelo espermatozóide para que haja uma concepção. Tanto o homem quanto a mulher possuem um potencial para se reproduzir, mas, isoladamente, esse potencial fica neutralizado. Existe em cada um de nós o potencial para pecar, mas ele é neutralizado quando isolado da escolha. Quando uma pessoa cede à sedução da cobiça e, voluntariamente, decide fazer essa vontade, então o pecado é concebido, depois consumado, gerando morte.

O pecado não está na vontade, mas em se deixar dominar pela cobiça. Cada escolha pela vontade própria, divorciada da vontade de Deus, gera atitudes pecaminosas, e estas produzem morte – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). Muitas pessoas tentam neutralizar os efeitos do pecado, com boas ações, religiosidade, mas isso não é possível. É impossível esconder uma gravidez ou uma criança após nascer. Assim também o pecado sempre traz conseqüências bem visíveis, mesmo sendo concebido em segredo!

Então, a solução está em impedir que ele seja concebido. Para isso é preciso que outra vontade entre em cena, é a vontade de Deus. Jesus disse: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27). Tomar a cruz é renunciar a cobiça e o egoísmo, para que a vontade própria seja subjugada à vontade de Deus. E isto é tratar o problema na raiz. É lá na concepção! É preciso neutralizar o útero que produz pecado!

Até hoje você só tinha uma vontade dentro de você, que se tornou cobiça, concebeu o pecado e gerou uma série de conseqüências danosas, como maldição, fracasso, desânimo, depressão, doenças... Mas, ao receber a vontade de Deus, revelada pela Sua palavra, terá a oportunidade de decidir conceber santidade e vida, benção e prosperidade, vitória e riqueza, saúde e alegria...

O Pecado original é este divórcio de Deus. Mas Ele já nos reconciliou por meio de Cristo Jesus. Ele fez uma Nova Aliança, um novo casamento. Cabe a nós decidirmos por essa reconciliação. Ao fazermos isso, recebemos o Seu Espírito em nosso espírito, para que passe a nos governar. Se você está disposto a mudar o curso da sua vida a partir do útero espiritual, faça esta oração:

Pai, eu reconheço que até agora me deixei seduzir e dominar pela própria cobiça. Gerei em meu interior os pecados que vieram à luz. Reconheço que colhi as conseqüências de maldição e morte. Hoje eu me arrependo e me inclino a Ti para que a Tua vontade entre em mim pelo Teu Espírito Santo. Eu submeto a minha vontade a Tua. A partir de hoje, escolho conceber em meu ventre espiritual a santidade que está em Ti, para gerar somente vida e benção. Eu recebo e aceito o domínio da Tua vontade em minha vida e renuncio a própria cobiça. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário