segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ALIANÇA É RELACIONAMENTO
Palavra ministrada nas Células de 21 de Setembro À 27 de Setembro de 2009

“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).

A condição para que duas pessoas caminhem juntas é o acordo. Para isso precisam fazer renúncias. Concordância nada mais é do que abrir mão da vontade própria para o bem um do outro com o propósito de colherem resultados juntos.

A pergunta do profeta Amós é para que façamos uma reflexão. É claro que é impossível duas pessoas andarem juntas sem acordo! É possível até conversarem informalmente, ou terem contatos esporádicos, mas caminharem para uma mesma direção, é impossível. Andar junto requer relacionamento, convivência, interação... Duas pessoas sempre serão diferentes na personalidade, nas idéias, nos estilos..., mas quando fazem uma aliança, abrem mão de seu individualismo em função da outra.

Acordo ou concordância é o mesmo que aliança. Deus fez uma aliança com o ser humano através de Jesus. Ele abriu mão de Sua posição divina e Se fez homem como cada um de nós no desejo de restabelecer o relacionamento que havia sido quebrado pelo pecado. O pecado é a expressão humana em rejeitar a vontade de Deus e fazer sua própria vontade. Deus poderia ter optado por fazer a dEle, rejeitando também o homem. Mas fez o contrário, renunciou Sua própria vida em favor de nós.

Se Deus fez uma aliança, então o Seu desejo é andar junto, caminhar conosco. Ele tem um propósito eterno para realizar através de nós. Mas tem a nossa parte, a nossa concordância. Não basta a concordância de apenas uma das partes. É impossível andar com Deus sem fazer uma aliança com Ele. A proposta do evangelho não é que acreditemos em Deus, mas que andemos com Ele. Ao propor uma aliança com Abraão para que promessas extraordinárias se cumprissem em sua vida, Deus lhe disse: “... Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1). Só poderemos experimentar os efeitos da aliança, se andarmos com Ele

Andar junto gera intimidade. Quando caminhamos com alguém, passamos a conhecê-lo. Muitos dizem que querem conhecer a Deus e andar com Ele, mas não querem a aliança; porém, a entrega é pela fé, e vem primeiro (Efésios 2:8,9). Andar com Deus é experimentar o próprio céu na terra! Jesus nos ensinou a orar assim: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). O reino de Deus é a vontade de Deus. A vontade de Deus na terra não se manifesta enquanto não abrimos mão da nossa. A Bíblia diz que a vontade Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2). Para andar com Deus é preciso acreditar que a vontade dEle é melhor! Pessoas acham que Deus quer privá-las de alegria, prazer e realizações, por isso não abrem mão da sua vontade. Então se tornam apenas religiosas, seguindo regras de conduta para aliviar a consciência e pensarem que um dia vão para o céu.

Mas o relacionamento com Deus é o céu aqui e agora; e abrir mão da vontade própria é a única saída para que o reino de Deus venha. A fé é a certeza de que a vontade de Deus é melhor do que a minha, ainda que muitas vezes pareça o contrário. Jesus disse: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27). A cruz é o símbolo da renúncia, porque é morte. Levar a cruz é renunciar a vontade própria, como: vícios, prostituição, homossexualismo, materialismo, posição, fama, dinheiro, etc.

Existe um sinal, uma assinatura deste acordo, ou aliança: o batismo. Ele representa o nosso sepultamento (Romanos 6:4). Toda pessoa que morre tem que ser sepultada. A morte do nosso ego tem que ser materializada através do batismo. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo...” (Marcos 16:16). A fé é a entrega, e precisa ser demonstrada com atitude. O batismo é um ato profético que sinaliza a decisão da aliança. Algumas pessoas ficam na dúvida ou acham que o batismo é secundário. Outras esperam ter mais conhecimento bíblico, porém, a única condição é crer, é estar disposto a abandonar o pecado, a vontade própria para, então, passar a fazer a vontade de Deus. A palavra de Deus a Saulo, após ter sido convencido do seu pecado, foi para que se apressasse em se batizar: “E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (Atos 22:16).

Você precisa fazer uma aliança com Deus para poder andar com Ele! Faça a sua parte, assine esta aliança, através do batismo, pois Jesus já assumiu a parte dEle. Decida renunciar a você mesmo, ser sepultado pelo batismo, para ressuscitar com Cristo e se revestir dEle. Faça esta oração:

Senhor Jesus, eu creio que a Tua vontade é infinitamente melhor que a minha e melhor para mim. Eu quero fazer a minha parte e aceito fazer esta aliança. Eu abro mão de mim mesmo, de todo egoísmo e vontade própria e entrego minha vida a Ti. A partir de hoje quero andar contigo, Te conhecer e entrar num relacionamento íntimo. Eu aceito a Tua vontade em minha vida e estou disposto a sinalizar esta aliança através do batismo. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário