segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CULTUANDO A DEUS NO TEMOR
Palavra ministrada nas Células de 19 de Outubro À 25 de Outubro de 2009

Como vimos semana passada temor não é medo, mas é reverência, respeito, honra a Deus.

Assim sendo, podemos ver na palavra que Deus não aceita as nossas ofertas e sacrifícios de louvor, se não for pela fé com um coração tomado pelo temor, reverência e respeito.

Por um simples fato, Ele é o Todo Poderoso, Santo, Majestoso, Soberano, Amoroso e misericordioso.

E nós somos miseráveis e pecadores.

No livro de Gênesis 4, nós vemos a história de Caim e Abel que foram cultuar ao Senhor,com suas ofertas. Eles conheciam a Deus e sabiam o que O agradava, contudo um deles não agiu com temor.

Com certeza muitas vezes participavam com Adão nos cultos de oferta a Ele, e o próprio Deus se relacionava conversando com eles v:9 ´´Disse o Senhor a Caim”.

Hoje nós temos reconhecimento de como deve ser o culto a Deus: em espírito e verdade, no seu temor. Pois, do mesmo modo Ele tem falado conosco através do seu Espírito.

Chegou o dia em que ambos apresentaram uma oferta ao Senhor. “Trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor`` (v3) ´´ Trouxe Abel dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta” (v4).

O Senhor aceitou Abel e sua oferta porque ele fez este sacrifício cheio de temor e fé. ´´Pela fé Abel ofereceu a Deus, mais excelente sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho da sua oferta `` Hb 11.4 . O coração de Abel era reto diante do Senhor e por isso foi aceito.

O sacrifício rejeitado

Deus não aceitou a Caim e nem a sua oferta, pois não se agradou dele e não declarou nem uma palavra de aprovação.

No v. 7 “Se procederes bem não serás aceito?” Aqui mostra que Caim procedeu de maneira errada. Segundo comentaristas dizem que o sacrifício de Caim não visava a Deus, ele fez porque o pai e o irmão fizeram, só por desencargo de consciência e não por iniciativa própria, movido por amor e gratidão a Deus. Sem amor o Senhor não se agrada. E foi por isso que ele pecou.

O caminho de Caim

Nós devemos analisar o nosso coração, para não andarmos no caminho (conduta) de Caim,pois muitas pessoas já andaram nele e se desviam do Senhor. Judas 11 “Ai deles! Entraram pelo caminho de Caim”. Alguns comentários declaram que o caminho de Caim, caracteriza-se pela concupiscência, pela cobiça, pela auto-indulgência e pela malignidade geral. Se juntarmos isso a inveja e ao ódio parece que é isso que tal caminho significa! Este é o caminho do pecado e da morte. Em seguida “Caim irou-se” v.5. Geralmente quando uma pessoa fica irada essa ira termina em um ato impensado e precipitado. Quase sempre o homem se ira por causa de seu fracasso, e poucos tomam atitude para corrigir tal erro. Quando a pessoa fica irada em seguida o seu semblante muda, foi o que aconteceu com Caim (v. 5) ´´E descaiu o semblante”.

Geralmente quando uma pessoa tem atitude correta, embora não acontecendo o que ela espera, ela não vai ficar irada e o seu semblante vai ser normal, pois está em paz, e tem certeza que fez a coisa certa e sabe que o resultado vem de Deus

Perguntas de Deus

“Por que te iraste”?(v. 6) O Senhor nos pergunta como perguntou a Caim. Temos razão real para Ter essa atitude de uma pessoa irada?

“E por que descaiu o teu semblante? (v.6). Essa atitude é típica de ira e desapontamentos. Nós devemos tomar muito cuidado para não fazermos como Caim, que demonstrou sua falta de fé, em sua resposta ao Senhor. Ele não ponderou sua situação. Mas explodiu em sua defesa. Não podendo vingar-se diretamente de Deus, em seguida descarregou sua ira contra o indefeso, inocente e justo Abel.

Essas perguntas que o Senhor fez a Caim e para nós Ele fez com muita graça e misericórdia. Elas são feitas de forma graciosa para impedir-nos de cometer um crime como aquele que matou Abel.

Conclusão

“E se não procederes bem, o pecado jaz a porta, e sobre ti será o desejo, mas sobre ele deves dominar” (v. 7).

Nestes pontos que nós vimos sobre o temor no Senhor como esta o teu coração?

Como você tem andado diante dEle? Você tem se importado com suas atitudes e o caminho que tem andado? Você tem oferecido sua oferta de louvor, com o coração agradecido e cheio de fé? O louvor que agrada a Deus é o resultado do seu estilo de vida, movido de temor e obediência com o semblante cheio de paz e alegria.

Fora isso nosso culto é aceitável e abominável a Deus.

Lembre-se “sobre ele (pecado) deves dominar”, escolha arrepender-se e a partir desse momento mudar a tua maneira de viver e agir, Deus é misericordioso e deseja aceitar você e seu louvor.

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário