segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ISENTOS DE MALDIÇÃO
Palavra ministrada nas Células de 26 de Outubro À 01 de Novembro de 2009

“Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!” (Números 23:23).

Jacó e Israel são referências ao povo de Deus, às pessoas que têm uma aliança com Ele. Abraão gerou Isaque, o qual teve dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú desprezou sua herança e o seu direito à bênção por ser o primogênito. Jacó foi, então, abençoado por seu pai, Isaque, para que as promessas dadas a Abraão se cumprissem nele e na sua descendência. Mas, o nome Jacó significa “suplantador”, “aproveitador”, “oportunista”; era a representação da natureza humana, sempre inclinada a buscar vantagem própria em detrimento do irmão.

Um dia, porém, Jacó teve um impactante encontro com Deus, e seu nome foi mudado (Gênesis 32:22-32). Passou a se chamar Israel, que significa “em direção a Deus”, “voltar para Deus”. Jacó experimentou uma conversão, uma mudança de coração e de caráter. O novo nome expressava seu novo caráter!

Pelo fato de Jacó ter sido transformado em Israel, a bênção do Senhor se manifestou a ele. Muitas pessoas fazem da bênção um fim, desprezando o Deus da bênção e persistindo em andar na direção oposta a Ele. Tal atitude não muda caráter e impede que a plenitude e o propósito de Deus se cumpram em suas vidas. Para uma vida abençoada é necessária uma atitude: voltar para Deus.

Só os que têm aliança com Deus e experimentam uma transformação é que são livres e isentos de maldição. O texto de Números 23:23 faz parte do contexto em que o rei de Moabe, Balaque, pediu que Balaão, profeta falso e mercenário, amaldiçoasse o povo de Israel. O rei Balaque estava apavorado com a presença de Israel próximo ao seu país, pois vinham de sucessivas vitórias nas guerras que faziam. Mas Balaão não conseguiu liberar palavras de maldição; pelo contrário, todas as vezes que abria a boca, fluíam apenas decretos de bênção. E um deles foi: “... Contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel”. Em outras palavras, a maldição, ou feitiçaria, ou macumba, ou qualquer outro tipo de influência maligna, não “pega” em Israel.

A palavra diz: “Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre” (Provérbios 26:2). Toda maldição, opressão maligna, ação de espíritos de derrota, miséria, ruína, falência..., só prevalecem quando há legalidade, uma permissão, uma porta aberta para eles! Essa legalidade é dada quando há pecado, quebra de princípios em nossa vida. Só há uma maneira de quebrar essa legalidade: fazendo uma aliança com Deus por meio de Jesus, pois: “... Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (I João 3:8).

Voltar para Deus (Israel) por meio de Jesus, o Caminho (João 14:6), é a única forma de fechar as portas da maldição. Só Jesus pode quebrar a legalidade dada ao inimigo. Se o pecado já foi aniquilado, por que ainda estar debaixo da conseqüência dele? Abandonar o pecado é fechar todas as brechas que dão livre acesso às maldições! A Bíblia diz: “Não deis lugar ao diabo” (Efésios 4:27). É sempre nossa decisão permitir ou impedir a entrada do inimigo!

Uma pessoa aliançada com Deus se torna habitação do Espírito Santo. Esta não tem mais o que temer, pois está blindada no mundo espiritual – “... mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (I João 5:18). Em Cristo nossa sorte é mudada e a situação se reverte, porquanto agora quem foge é o inimigo - “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

O caminho para a libertação e a bênção é se tornar Israel (em direção a Deus); é arrependimento e obediência aos Seus princípios. Para sermos isentos de maldição não bastam campanhas, correntes, propósitos, nem tampouco novenas ou penitências; tão somente obediência: “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus” (Deuteronômio 28:2). Não mais correremos atrás das bênçãos, mas as bênçãos correrão atrás de nós! O texto continua dizendo: “... Neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!”. As pessoas ao nosso redor ficarão espantadas e vão exclamar diante das obras poderosas e dos livramentos que Deus vai operar! Faça esta oração:

Senhor, eu quero experimentar uma transformação. Estou convencido de que somente Jesus pode me libertar e me isentar de toda maldição. Eu me arrependo do meu pecado e decido voltar minha direção para Ti. Quero andar contigo a partir de hoje, e me tornar habitação do Teu Espírito Santo. Renuncio o pecado e quebro toda maldição que veio como conseqüência. Decido andar em obediência aos Teus princípios. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário