segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O AMOR SE MANIFESTOU!
Palavra ministrada nas Células de 02 de Novembro À 08 de Novembro de 2009

“Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (I João 4:9).

Jesus é o amor de Deus manifestado. Manifestação é a evidência, a revelação clara e inequívoca da existência de alguma coisa, é a materialização de algo espiritual.

Quando uma pessoa ama outra e está separada pela distância, cartas, e-mails, imagens, fotografias, telefonemas..., podem ser muito úteis, mas nem de perto substituem sua presença. Na primeira oportunidade que tiver, fará todo o possível para estar com a pessoa amada. Amar verdadeiramente não é mandar recado, ou algum representante! A presença de alguém fisicamente é a manifestação da sua pessoa, e a melhor forma de expressar amor. Quando alguém faz aniversário, ou está doente, ou com alguma necessidade, só a presença de um amigo já é suficiente; vale mais do que qualquer presente! Por isso Jesus disse que vamos responder pelas nossas atitudes de amor presencial e não apenas falado: “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes“ (Mateus 25:42, 43).

Deus não Se deteve no céu, mas Se fez presente na terra, Se manifestou. Ele poderia ter mandado uma carta, um representante, uma voz..., mas não o fez. Jesus não era um anjo ou um simples mensageiro, mas o próprio Deus encarnado: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

Nós não merecíamos isso, somos pecadores por natureza, nos afastamos deliberadamente da Sua presença, mas, mesmo assim, Ele veio! Quem de nós se apresentaria pessoalmente para revelar amor a alguém que nos rejeita? Quem de nós deixaria o seu conforto, seu agradável ambiente, seus afazeres e ocupações, para ir ao encontro de alguém intragável? Certamente não há esse tipo de amor em nossa natureza carnal e terrena. Isso vem do céu, é natureza de Deus!

Deus Se manifestou em Cristo: “... Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:6-8). Jesus nos amou tanto que assumiu um corpo mortal e, sendo semelhante a qualquer ser humano, sentiu as mesmas dores, vulnerabilidades, desconfortos, sofrimentos... Ele não precisava fazer isso, mas o fez, para Se assemelhar a nós, nos entender e aceitar como somos. Uma das nossas maiores dificuldades diante de Deus é aceitar nossa humanidade. Achamos que santidade é negá-la, então entra a justiça própria e glória própria. Mas Jesus não fez isso, assumiu a humanidade e a fraqueza para nos certificar que Ele sabe o que significa ser gente. Ele Se tornou nosso Sumo Sacerdote, nosso intercessor, que sentiu como nos sentimos e passou pelas mesmas dificuldades que passamos, por isso Se compadece de nós: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

Deus não é do tipo “faça o que eu mando e não faça o que eu faço”. Ao vir pessoalmente a terra, manifestou o Seu amor. Se Deus é amor, então o amor se materializou, se tornou palpável.

Seu propósito é nos dar vida: “... Para que por ele vivamos” (I João 4:9). Viver por ele é viver a Sua natureza, expressar amor. A verdadeira vida só se manifesta pelo amor: “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tiago 2:20). “O amor é aquilo que o amor faz” (James Hunt). Amor manifestado é ação de entrega, de serviço, de renúncia – “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I João 3:18). Viver por Ele é viver o verdadeiro propósito da vida. Nossa natureza é pecadora, portanto, egocêntrica e individualista. A natureza de Deus é altruísta, por isso é amor – “... Porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (I João 4:7).

Ao morrer na cruz pela humanidade, Jesus assumiu o pecado de todos e por isso venceu o maior inimigo: a morte. Se não há mais morte, só nos resta a vida. Você não precisa mais continuar escravo dos vícios, das enfermidades, das opressões malignas, das maldições, da ruína financeira, etc. Faça esta oração:

Pai, obrigado pelo Teu amor manifestado na Pessoa de Jesus Cristo. Eu sei que não merecia, pois Te rejeitei, mas o Senhor teve misericórdia de mim e veio em minha direção. Obrigado por Se tornar humano para me entender e me aceitar como sou. Obrigado por não me condenar, mas me perdoar. Eu me arrependo e renuncio os meus pecados, e recebo o Teu amor. Quero viver por Ti a partir de hoje. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário