segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PROSSEGUINDO PARA O ALVO
Palavra ministrada nas Células de 14 de Dezembro À 20 de Dezembro de 2009

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13, 14 - NVI).

Tudo o que é repetitivo se torna enjoativo. A vida perde a graça quando fazemos sempre as mesmas coisas e entramos numa rotina enfadonha. Por quê? Porque somos a imagem e semelhança de Deus, o Autor da vida. Ele nos fez para a vida e não para a morte. A morte se lamenta, enquanto que a vida se celebra!

A morte entrou no mundo por causa da desobediência, o que resultou em maldição, tristeza e infelicidade. Mas a vida precisa ser descoberta! Jesus veio revelar a vida para que pudéssemos voltar ao propósito original de Deus para nós: “Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada” (I João 1:2).

A palavra “evangelho” significa “boas novas”, “boas notícias”. A notícia boa é que a morte não prevaleceu, e uma vida nova se manifestou através de Jesus Cristo. O evangelho tem em sua essência a oportunidade de recomeçar. Jesus disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Vida em abundância é mais do que viver, é ser feliz, realizado, ter um propósito...

Muitas pessoas andam desmotivadas, pois vivem sem propósito. Pensam que estão aqui somente à espera da morte, como um animal qualquer. Outras vão ao outro extremo, dizem que querem “aproveitar”, “viver intensamente”, satisfazer todos os seus desejos. Porém, não se sentem saciadas e estão sempre descontentes!

No texto acima o apóstolo Paulo se concentra em três palavras chave: esquecer, avançar e prosseguir. Esquecer o passado é um grande desafio. Neutralizar as mentiras que nossa mente assimilou através dos anos a respeito de nós mesmos é muito difícil. Fomos formatados pelo meio e influenciados pelas feridas de alma em nossa trajetória de vida. Aceitamos nossas limitações como definitivas. Somos fortemente convencidos de que não há como mudar aquilo que somos. Mas Jesus veio nos convencer do contrário: é possível mudar e se tornar uma nova criatura (II Co. 5:17). Ele já esqueceu o nosso passado, agora é nossa vez!

Avançar para o que está adiante é o passo seguinte. Avançar é enfrentar, encarar os obstáculos em nossa caminhada diária. A vida se torna monótona e sem graça quando admitimos que as mesmas barreiras limitadoras permaneçam diante de nós; como, por exemplo, a autocomiseração, a autodepreciação, o complexo de inferioridade, a ira, as pendências de relacionamento não resolvidas, as mágoas não perdoadas, etc.

Prosseguir para o alvo é perseverar, olhar para frente, como um corredor que persegue insistentemente a linha de chegada. O alvo é o caráter de Cristo Jesus. Algumas pessoas, ao se depararem com suas limitações, desistem de caminhar, mas este é exatamente o motivo pelo qual devemos prosseguir – “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo...“ (Filipenses 3:12).

Muitas pessoas hoje são atraídas pelos discursos e livros de auto-ajuda. Eles ensinam que podemos vencer com nossas próprias forças e recursos. Mas o que precisamos mesmo é da ajuda do alto, o evangelho! Ele diz que devemos renunciar, fazer morrer a nossa força, para que o poder de Deus possa atuar através de nós – “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).

A religião ensina que devemos nos esforçar para alcançar a santidade, a vida eterna e a vitória sobre o pecado. Mas o evangelho diz que devemos sair de cena, esvaziar o nosso interior de nós mesmos para atrair a presença de Cristo – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...” (Gálatas 2:20). Assim, novidade de vida não é tentar ser como Jesus, mas é permitir que Ele viva através de nós. Novidade de vida é rejeitar o ego, a vontade própria, o velho padrão de pensamento e comportamento..., para que a vida de Jesus flua através de nós. Faça esta oração:

Pai, eu quero andar em novidade de vida. Creio que Jesus veio para nos dar vida em abundância. Eu renuncio o padrão que vivi até hoje para receber o Teu padrão. Quero, a partir de hoje, encerrar o ciclo de tentativas frustradas de recomeçar. Eu recebo o evangelho de Cristo. Para isso, renuncio minha vontade própria, meu ego, meus padrões de pensamentos, minhas limitações e conceitos enganosos a respeito de mim mesmo. Eu creio que posso mudar. Recebo Jesus como meu Salvador e Senhor e permito que Ele me governe a partir de hoje. De agora em diante não vivo mais, mas Cristo vive em mim. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário