segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

REGENERADOS PELA SEMENTE IMPERECÍVEL
Palavra ministrada nas Células de 07 de Dezembro À 13 de Dezembro de 2009

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada” (I Pedro 1:23-25 - NVI).

Regenerar é gerar de novo. A vontade de Deus é que todo o ser humano volte ao relacionamento com Ele, o que só é possível por meio da regeneração. Jesus disse: “... Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). É impossível entrar em comunhão com Deus e continuar vivendo o estilo de vida mundano, humanista e materialista, sem experimentar uma mudança de natureza.

Precisamos de uma natureza espiritual, que é a natureza divina, dada pelo Espírito Santo. Regenerar é nascer do Espírito, através de uma semente imperecível, que não apodrece e não morre. Fisicamente fomos gerados de semente perecível, por isso nosso corpo cresce, envelhece e morre. O texto diz: “... Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva...”. Assim como a flor murcha, também a velhice chega, as rugas aparecem e o corpo perde sua vitalidade, saúde e beleza.

Mas a regeneração vem pela semente espiritual, imperecível. Qual a semente da regeneração? É a palavra de Deus! Esta nunca muda, é eterna! Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21:33).

Mas toda semente precisa ser plantada para poder brotar e produzir, pois separada da terra ela é inútil. Jesus disse que a terra para esta semente é o coração das pessoas. Receber a semente é dar ouvidos, considerar, a palavra de Deus. A Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17).

A regeneração acontece quando o coração se torna terra fértil, e a palavra penetra. Pela Sua palavra Deus criou todas as coisas: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3). A palavra de Deus persuade, mas receber ou rejeitar esta semente é uma escolha humana. O mistério de fazer uma semente germinar pertence a Deus, mas preparar a terra e plantar a semente são iniciativas humanas. Quando estas duas ações se encontram, o mistério da vida se manifesta.

Jesus fala sobre a parábola do semeador em Mateus 13. Uma parte das sementes caiu à beira do caminho, e as aves vieram e comeram (v.4). Jesus disse que estes são os que não compreendem a palavra, então vem o maligno e arrebata o que foi semeado no coração (v.19). Na prática são as pessoas que nunca decidem andar no caminho, estão sempre à margem, na superficialidade; são expectadores, pois gostam de ouvir a palavra, mas não se comprometem com ela.

Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu; mas, saindo o sol, a queimou, porque não tinha raízes, e secou (vs. 5, 6). Jesus disse que são os que logo recebem a palavra com alegria, mas não se aprofundam nela, não têm raízes; então vem a angústia ou a perseguição e logo desanimam (vs. 20, 21). Tais pessoas têm coração endurecido; estão sempre questionando a verdade com suas argumentações e justificativas. Por isso andam por circunstâncias e não pela fé na palavra.

Outra parte das sementes caiu entre os espinhos, e eles cresceram e a sufocaram (v.7). Estes são os que ouvem a palavra, mas as distrações da vida, o envolvimento com as coisas do mundo, a fascinação das riquezas, sufocam a palavra e ela fica infrutífera (v. 22). Quantos param nesta fase, por isso não são transformados e não produzem fruto! São apenas religiosos que se acostumaram a freqüentar uma igreja.

Mas Jesus falou da semente que caiu em boa terra, e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um (v. 8). São os que ouvem, compreendem e frutificam. Quando a semente vinga, o fruto aparece. O segredo está no solo que recebe a semente!

É inevitável que você produza o fruto da semente que seu coração recebe. A semente imperecível produz vida eterna. É tempo de regeneração. Deus quer fazer o mistério da vida brotar em seu coração, mas é sua parte receber a semente, que são os Seus princípios. A semente imperecível será plantada no solo do seu coração e a promessa se cumprirá: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Faça esta oração:

Senhor, eu sei que preciso nascer de novo. Eu quero ser regenerado por meio da semente imperecível, que é a Tua palavra. Para isso, abro o meu coração e faço dele um solo fértil. Eu escolho receber a semente da Tua palavra para que ela brote e produza muitos frutos. Obrigado por me amar e me persuadir por meio da Tua voz ao meu coração. Eu recebo os Teus princípios e aceito a Tua vontade como única em minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário