segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ARREPENDIMENTO TEM FRUTO
Palavra ministrada nas Células de 24 de Agosto À 30 de Agosto de 2009

“... Veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados... Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento... “ (Lucas 3:2,3,7,8).

João Batista era o precursor de Jesus, preparava o caminho do Senhor (Lucas 3:4). Ele pregava o arrependimento e anunciava que o Messias estava chegando: “... Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu,...” (Lucas 3:16). O batismo pela lavagem do corpo na água representava e ainda representa a purificação dos pecados.

Mas a condição para que as pessoas recebessem essa lavagem através do ato batismal era o arrependimento. Ao pregar o arrependimento como preparação para o caminho do Senhor, fica claro que este é o primeiro passo para a caminhada com Jesus. Ninguém pode receber o ensino de Jesus e caminhar como um discípulo, sem antes experimentar um quebrantamento de coração e verdadeiro desejo de mudança.

É interessante notar que João Batista exercia o seu ministério no Rio Jordão. O Rio Jordão é, na Bíblia, uma delimitação de território. Até hoje ele divide Israel da Jordânia. É uma fronteira, um limite de área geográfica. Isso tem um significado espiritual. Arrependimento é mudar de rumo, é sair de um território e entrar em outro, é romper com um limite. Este limite é a divisão entre o deserto e o paraíso, as trevas e a luz, a morte e a vida, a maldição e a bênção... Nossa alma ficou confinada a uma prisão por causa do pecado. Essa fronteira na alma é que precisa ser rompida para que saiamos do lado que nos afasta de Deus. Arrependimento é voltar para Deus, para outro território espiritual, para um lugar de vida e realização.

Mas ninguém vai passar de um lado para o outro se não estiver convencido da necessidade. É preciso que haja uma insatisfação com a vida longe de Deus. E é só Ele quem pode nos convencer e revelar a miséria espiritual. O pecado provoca cegueira quanto à condição deprimente das pessoas. Então Jesus disse que enviaria o Seu Espírito Santo para nos convencer do erro: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (João 16:8). É uma revelação para que sejamos libertos: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A Verdade nos revela um novo estilo de vida, o de um relacionamento com o Pai, livre e desimpedido, pleno de êxito e realização.

Arrependimento vem depois da confissão. Confessar significa concordar, que é o contrário da rebelião. Por natureza somos rebeldes, sempre prontos a questionar Deus. Arrependimento, no entanto, é uma concordância de que somos pecadores. É uma postura humilde. A Bíblia diz: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (Salmos 34:18).

Ao pregar a mensagem, João dizia: “... Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Muitos choram facilmente dizendo-se arrependidos de pecado. Mas arrependimento tem fruto. João falava de atitude, não de uma simples emoção!

Ao perguntarem o que fazer, João respondeu tocando em três áreas de enfermidade da alma humana:

Egoísmo: “Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira” (Lucas 3:11).

Desonestidade e avareza. Aos publicanos, cobradores de impostos: “Não peçais mais do que o que vos está ordenado” (Lucas 3:13).

Falta de amor e acepção de pessoas. Aos soldados: “A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo” (Lucas 3:14).

Arrependimento implica em lágrimas de reconhecimento de pecado, sim, porém, é mais que isso. É uma atitude decisiva e determinada para mudança de atitude. É oposição frontal ao pecado através da ação. O fruto é o sinal de que o arrependimento foi genuíno. Se o Espírito Santo lhe convenceu, tome uma decisão sincera! Faça esta oração:

Pai, eu me humilho diante do Senhor para reconhecer o meu pecado. Tenho convicção de que o padrão de vida que tenho vivido não é o ideal que o Senhor tem para mim. Estou diante de um limite de território e decido atravessar para o outro lado. Quero sair hoje do deserto e da cegueira espiritual. Arrependo-me de ter sido resistente a Tua palavra e aos Teus princípios. Hoje eu me levanto e, através do genuíno arrependimento, me volto exclusivamente para Ti. Estou pronto a tomar atitudes e gerar frutos dignos de arrependimento. Em nome de Jesus. Amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário