segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O TRONO DA GRAÇA!
Palavra ministrada nas Células de 31 de Agosto À 06 de Setembro de 2009

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4:16).

O trono de Deus é chamado de Trono da Graça.

Ele é o Rei dos reis, a Pessoa mais importante de todo o universo, mas Seu trono é acessível.

Todos os reis, presidentes de nações e até pessoas que estão no topo das organizações, possuem uma série de restrições ao seu acesso.

Somente umas poucas pessoas têm liberdade para entrar e sair da sua sala e, para que alguém possa ser atendido, há sempre uma série de protocolos e exigências a serem cumpridas.

Há, porém, um Rei e é justamente Aquele que está acima de todos os outros, perante o qual todos podem entrar a qualquer momento.

Ele é totalmente acessível e atento a todos que O buscam.

Isso parece difícil de entender, mas é o que nos foi oferecido por meio de Jesus Cristo.

Ele é chamado de Sumo Sacerdote: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus,...” (Hebreus 4:14).

No Antigo Testamento o sacerdote era o intermediário entre Deus e os homens.

Ele fazia as orações e apresentava o sacrifício diante de Deus.

Como as pessoas não podiam fazer isso por si mesmas, elas precisavam ir ao templo, entregar a oferta ao sacerdote para que este orasse por elas e, então, fossem perdoadas e recebessem a bênção de que necessitavam.

No templo existiam três principais compartimentos:

O átrio, a parte externa, o lugar aonde as pessoas chegavam para trazer o sacrifício. Ali estava o altar onde as ofertas eram entregues e queimadas diante de Deus.

O lugar santo, a parte interior, onde só o sacerdote podia entrar para orar pelas pessoas. Entre outras coisas lá estava o altar do incenso. A fumaça que subia quando o incenso era queimado representava as orações elevadas a Deus.

O lugar santíssimo. Era a parte mais interior, separada por um véu muito espesso. Lá estava a Arca da Aliança e era o lugar da presença de Deus. No lugar santíssimo só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados de todo o povo. Ele orava pedindo perdão a Deus pelo pecado coletivo. Havia um ritual de purificação bem complexo para que isso pudesse acontecer.

Mas algo maravilhoso aconteceu quando Jesus morreu na cruz: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo;...” (Mateus 27:50, 51).

Aquele era o véu espesso do lugar santíssimo e representava a separação que havia entre o ser humano e Deus por causa do pecado.

Foi o sinal de que o canal foi aberto e a presença de Deus se tornou acessível a todos.

Por isso Jesus é chamado de sumo sacerdote.

Ele agora é o nosso único intermediário: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5).

Se o caminho está aberto, não há mais necessidade de sacrifício, não há mais protocolos, rituais, nenhum outro artifício ou exigência para entrar.

Só Jesus é suficiente.

O texto diz: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça...”. Em outra parte diz: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...” (Hebreus 10:19).

Não precisamos nada além da confiança e da ousadia.

Nenhum esforço próprio nos levará a Deus.

Graça é um favor, um presente, uma dádiva.

Muitas pessoas lutam contra o pecado, se esforçam para serem melhores, mais santas, porém o fazem no esforço próprio; como não conseguem, se frustram e desanimam.

Outras se gabam, se orgulham de si mesmas, se acham mais santas e, por isso, no direito de criticar e julgar os outros.

Mas ninguém pode vencer o pecado, só Jesus!

É a graça da Sua presença que nos afastará do pecado.

Os justos em si mesmos tentam se separar do pecado para se aproximar de Deus, por isso se tornam religiosos, hipócritas, falsos.

Mas aquele que reconhece que é pecador e se aproxima de Deus por meio de Cristo, tão somente pela graça, sabendo que nada merece e que nada pode fazer por sua salvação, este alcança o favor de Deus e a Sua santidade.

Quanto mais perto dEle, tanto mais longe do pecado e das práticas pecaminosas.

O sumo sacerdote, Jesus, já fez o sacrifico definitivo por toda a humanidade. Você esta incluído. O caminho está aberto. Receba a graça, não tente pagar, pois todo esforço humano seria vão.

Faça esta oração:

Pai, eu reconheço que só posso entrar em Tua presença pela graça. Nada que eu possa fazer para tentar pagar pelo meu pecado tem algum efeito. O sacrifício de Jesus é único e suficiente para me salvar. Não mais tentarei me esforçar para Te agradar, pois sei que o Teu amor é incondicional e basta para me acolher e receber. Eu aceito a Tua graça reconhecendo que nada mereço. Eu Te agradeço por essa graça e entro na sala do trono para que o Rei dos reis seja o Rei e Senhor sobre a minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário