terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A VIDA ETERNA

Palavra Ministradas nas células de 25/01 a 31/01/10


1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Em sua opinião, o que faz uma pessoa feliz?

2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)
Textos bíblicos: João 17:3; 5:24.

De acordo com o texto, o que é vida eterna?

Como podemos receber a vida eterna?

O que pode impedir que recebamos a vida eterna?

4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)
Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com desenvoltura e dentro do tempo estipulado.
Jesus disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Vida eterna não é vida após a morte. Muitos pensam, equivocadamente, que o propósito de Deus é nos salvar para levar ao céu. Então, desprezam a vida aqui na terra e se tornam religiosas, alienadas, esquisitas, sem relacionamento...
Mas o texto diz: “Quem ouve..., e crê..., tem a vida eterna...” (João 5:4). Não terá, mas já tem. É a vida plena, abundante, aqui mesmo e agora. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro”. Na Bíblia, o verbo conhecer tem sempre o sentido de intimidade.
E aqui, no original, a conjugação do verbo indica conhecimento crescente. Vida eterna, então, é conhecer a Deus no nível de um relacionamento crescente, que se torna cada vez mais íntimo. E mais: “... A ti só, por único Deus verdadeiro”.
Existem inúmeros deuses que podem tomar o controle da nossa vida. Tudo o que ocupa o lugar do Deus verdadeiro, impede que tenhamos a vida eterna. Para que recebamos a vida eterna, é preciso crer no Deus único e ter a coragem de renunciar os deuses falsos, alguns bem visíveis, outros bem escondidos em nossa alma. Um ídolo não é apenas uma imagem de gesso, pedra, madeira..., mas qualquer coisa ou pessoa que possa nos prender. São os bens, o trabalho, o dinheiro, os vícios, a imoralidade, um(a) namorado(a), o intelectualismo, o consumismo, enfim, tudo o que pode tomar o centro da nossa atenção ou ocupação.
Mas também os que estão focados no que é passageiro dão demasiada atenção ao que é negativo. Vivem presos às tristezas e sofrimentos da vida e estão todo tempo lamentando por causa das tribulações e dificuldades. Não conseguem enxergar que tais sofrimentos também são passageiros!
Conhecer a Deus é muito mais do que ouvir falar sobre Ele. Jó disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).
Existem os que conhecem o Deus do pai, da mãe, do pastor que prega sobre Ele todos os domingos. Mas existem aqueles que conhecem a Deus através de um relacionamento. Conhecer a Deus nos permite estar na terra, celebrar a vida nesta dimensão física, mas na perspectiva da eternidade. Quem tem a vida eterna se torna realizado e feliz porque não põe sua confiança nas coisas ou nas circunstâncias deste mundo.
Mas a vida eterna é também conhecer “... A Jesus Cristo, a quem enviaste”. Cristo foi enviado para abrir o caminho do relacionamento com Deus. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6); e também: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Quando uma pessoa conhece a verdade, que é Jesus, ela se encontra com o único Deus, e então é liberta de tudo o que prende seu coração.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)
Líder, peça (com antecedência) que um dos discípulos dê um testemunho pessoal de cinco minutos sobre a experiência da vida eterna.
Faça o desafio aos visitantes para que recebam a vida eterna e orem todos juntos:
Senhor, eu quero receber a vida eterna. Quero Te conhecer não de ouvir falar, mas pessoalmente. Sei que Jesus foi enviado para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Eu me arrependo dos meus pecados, de ter colocado a minha confiança em mim mesmo e nas coisas passageiras deste mundo. A partir de hoje renuncio tudo o que me prende; todos os ídolos visíveis e invisíveis. Entrego a minha vida a Jesus e O recebo como meu Salvador e Senhor. Começo hoje um relacionamento com o único Deus verdadeiro. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário