terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UM PESO QUE PODE SER REMOVIDO

UM PESO QUE PODE SER REMOVIDO
Palavra Ministrada nas Celulas de 08 à 14 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Qual o conceito que você tem de pecado?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Mateus 11:28; Gênesis 3:1-6; Romanos 5:12; Isaías 59:1, 2; Isaías 53:4.

A que tipo de cansaço e sobrecarga Jesus se refere em Mateus 11:28?
É possível fazer uma distinção entre “Pecado” e “pecados”?
O que o Pecado provoca no ser humano e qual a solução?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Jesus fala aos cansados e sobrecarregados, porém, não no sentido físico (Mateus 11:28). Talvez você não saiba por que está tão cansado, estressado ou deprimido... É que existe um peso que você não foi criado para carregar, uma carga emocional, no nível da alma. Os antidepressivos e a ciência da psicologia não conseguem resolver este problema, porque só quem entende de alma, foi quem a criou, o Deus Todo Poderoso!Somos criaturas de Deus, feitos a Sua imagem e semelhança. Isto é, somos um espírito, que tem uma alma e mora num corpo. Essa estrutura humana, espiritual, emocional e física não foi feita para andar independente de Deus. A Bíblia é como um Manual do Fabricante, através do qual Deus dá as instruções de uso para que o homem funcione bem. Adão e Eva, no Jardim do Éden, resolveram se desligar de Deus ao acreditarem que podiam ser iguais a Ele (Gênesis 3:1-6). Ao se rebelarem contra Deus, assumiram o controle de suas próprias vidas. Aquele que fora criado para funcionar em harmonia com Deus, resolveu desligar-se, voluntariamente, para andar sozinho. Mas, como a parte chamada “homem” só funciona corretamente conectada à parte chamada “Deus”, ao se desligar passou a funcionar muito mal. Foi quando a morte entrou no mundo e, com ela, toda a sorte de doenças, violência, desgraças, maldições, catástrofes, etc.Essa atitude de auto-suficiência e independência chama-se “Pecado”. Existe uma diferença entre “Pecado” e “pecados”. As atitudes pecaminosas são resultados do Pecado – separação de Deus. A palavra “pecado” significa “errar o alvo”. O ser humano errou o alvo quando se desligou de Deus pensando que podia andar sozinho. Assim, o Pecado entrou na raça humana e, por isso, todos pecaram! (Romanos 5:12).Não fomos criados para viver neste mundo corrompido, cheio de sofrimento e desgraças. Fomos projetados para o Paraíso, que não é necessariamente um lugar, mas a própria presença de Deus. É só nessa condição que funcionamos como deveríamos. O pecado, porém, é que faz essa separação: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida,... nem surdo o seu ouvido,... Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus...” (Isaías 59:1, 2). Quando Jesus diz: “eu vos aliviarei”, Ele está nos convidando a deixar sobre Ele a carga que não é nossa. Ele quer tomar de volta o controle de nossas vidas: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...” (Isaías 53:4). Jesus veio restaurar o relacionamento com Deus que estava bloqueado por causa do pecado, mas é preciso voltar-se para Ele em arrependimento!
5. APLICAÇÃO (10 minutos)

Que tipo de carga ou sofrimento você reconhece ser conseqüência do pecado em sua vida e que gostaria de depositar aos pés do Senhor?
Líder, permita que os visitantes (filhinhos) compartilhem. Ore por eles, de preferência colocando-os no centro, para que se sintam acolhidos por todos. Relembre que a célula está orando diariamente por sua vida para que Deus faça o milagre. Comece a falar sobre a importância de terem um Encontro com Deus, como experiência pessoal. Depois da ministração individual, faça a oração de entrega com todos juntos:Senhor Jesus, reconheço que sou pecador. Admito que esteja carregando um peso que não é meu, o de administrar minha própria vida. Arrependo-me de ter sido auto-suficiente até hoje dando as costas para Ti. Eu quero me reconciliar contigo. Remove o Pecado, limpa o meu coração e assume o comando da minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário