terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Uma Dívida que já está paga.

UMA DÍVIDA QUE JÁ ESTÁ PAGA
Palavra Ministrada nas Células de 15 à 21 de Fevereiro
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)

Qual sentimento lhe ocorre quando alguém lhe perdoa por uma ofensa cometida?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Mateus 11:28, 29; Romanos 3:23, 6:23; I João 1:9.

O que Jesus espera que encontremos além do alívio? Por quê?
Qual foi a dívida que Jesus nos perdoou?
O que Jesus teria em mente ao dizer: “tomai sobre vós o meu jugo”?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Líder, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.Jesus não veio para dar apenas alívio, mas descanso para a alma. Uma bênção é um alívio, mas dura pouco tempo; pode ser um emprego, uma soma em dinheiro, uma cura... Ao fazer milagres Jesus começava com o alívio, mas, ao pregar o evangelho do reino, queria que as pessoas experimentassem o descanso para a alma.Muitos ficam apenas no primeiro nível, no superficial, pois correm de um lado para o outro buscando milagres. Freqüentam a igreja, consultam videntes, participam de rituais místicos, se envolvem com filosofias..., mas tudo isso não resolve o problema na raiz. Essas coisas até trazem alívio, mas não a paz definitiva!A raiz do problema está na alma cansada, no desgaste emocional. O cansaço vem por causa de um peso; este peso é o Pecado; o Pecado é se distanciar de Deus e assumir de forma auto-suficiente e orgulhosa o peso de administrar a própria vida. Como nenhum ser humano foi criado para levar essa carga, todos sofreram a conseqüência: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). A morte é a dívida que teríamos que pagar. Mas, ao morrer na cruz, Jesus assumiu a nossa morte, apagou a culpa, perdoou nossa dívida. A palavra “perdoar” significa “dar a perda”. Jesus decidiu perder Sua vida por amor a nós. Ele morreu a nossa morte, tomou o peso de volta. Se não tem mais peso, não tem mais cansaço!Então, para recebermos o descanso, precisamos entregar o peso, o pecado da vida auto centrada, reconhecendo que essa carga não é nossa. Agora Ele nos convida a tomar o Seu jugo, que é leve e suave! Jugo é o mesmo que “canga”, o aparelho de madeira que liga os bois quando puxam o arado. O jugo é colocado na parte posterior do pescoço, o que implica em abaixar a cabeça e aceitar andar lado a lado, aparelhado com Jesus. Isto é humildade: “... E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração... (Mateus 11:29). Por natureza somos orgulhosos, resistimos a Deus, e dificilmente aceitamos entregar sem restrições o comando da nossa vida a Ele. Humildade é a disposição de abrir mão dos nossos paradigmas de pensamentos religiosos, filosofias, razão, direitos, argumentação, opiniões... Se tomar o jugo é andar lado a lado, então Jesus nos convida a um relacionamento: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20). Cear é ter comunhão, é interagir. O segredo da felicidade e da realização não está em ir à igreja de vez em quando para buscar socorro no momento da aflição, mas é andar com Jesus! É não mais tomar a carga de volta, mas permitir que Ele governe sua vida!
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Líder, peça que um dos discípulos compartilhe sobre a experiência de andar com Jesus;Faça a pergunta: você está disposto(a) a abrir mão de controlar a si mesmo e receber o perdão por esse pecado? Ore com todos:Senhor Jesus, eu Te agradeço por me perdoares assumindo o meu lugar na cruz. Obrigado por pagar a minha dívida e tirar o peso do meu pecado. Eu preciso mais do que um alívio; por isso, aceito tomar o jugo e entro num relacionamento contigo. Agora não mais andarei ansioso; abro mão do controle da minha vida e entrego tudo a Ti. Recebo o descanso para a minha alma. Em nome de Jesus, amém!
Líder, fale sobre a importância do Encontro com Deus e compartilhe um pouco sobre o propósito desse retiro.
Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário