terça-feira, 2 de março de 2010

GRAÇA É PARA QUEM NÃO MERECE!

GRAÇA É PARA QUEM NÃO MERECE!
Palavra Ministrada nas Células de 1 à 7 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Você concorda que, de modo geral, ao fazerem o bem, as pessoas visam troca?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Textos bíblicos: Efésios 2:8, 9; Lucas 15:25-32; Lucas 23:39-43.
O que podemos entender por “graça”?
O que indignou o irmão mais velho do “filho pródigo” e por quê?
Você acha que foi justo o ladrão da cruz ir para o paraíso com Jesus?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.

Graça é um “favor imerecido”. A salvação é um “dom”, que significa “presente”. Ninguém pensa em pagar por um presente, pois, se tiver que pagar, deixa de ser presente! Aceitar a graça de Deus é um grande desafio. Fomos formados com o pensamento religioso de que devemos pagar pelo pecado, sendo castigados ou sofrendo alguma privação. Daí a idéia de penitência, pagar promessa, purgatório, etc. É difícil entendermos o que é graça porque a justiça humana não sabe o que é perdão. No reino físico tudo tem que ser pago, tudo vem por troca. Perdão é coisa divina! Na parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), o jovem que abandonou a casa do pai não tinha direito algum, pois já havia recebido sua parte da herança e a desperdiçou. Mesmo assim o pai o recebeu de volta. Para o irmão mais velho o pai não foi justo, razão pela qual ficou indignado (Lucas 15:28-30).Aos olhos humanos a graça de Deus é mesmo injusta. Ser recebido e tratado com honra pelo Pai celestial sem termos feito nada para merecer, pelo contrário, tudo para não merecermos, é mesmo difícil de entender!Mas só pode se apropriar da graça aquele que reconhece que é pecador, que errou o alvo, que se desviou e deu as costas ao Criador e Pai. Ela se manifesta quando há humildade. Jesus andava com os pecadores, cobradores de impostos, prostitutas, e, por isso, era condenado pelas autoridades religiosas (Mateus 9:10-12). Ele disse: “... Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”.Jesus recebia os pecadores, mas resistia aos religiosos, pois estes não reconheciam o seu pecado. Quem acha que não tem pecado não precisa da graça! Porém, todos são pecadores: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). A justiça própria cega essa percepção. Só volta para Deus quem “cai em si” e reconhece: “Pequei! Dei as costas para Deus e busquei minha própria direção”. Mas, sempre que alguém volta para o Pai, Ele o recebe de braços abertos, para sentar-se à mesa com Ele; isto é comunhão e relacionamento! Quando Jesus estava na cruz, dois ladrões foram também crucificados, um de cada lado. Um deles blasfemou, o outro reconheceu que merecia o castigo (Lucas 23:39-43). A este Jesus disse: “... Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. Aquele ladrão fez muito mal às pessoas, não freqüentou uma igreja, nunca leu a Bíblia, não fez lindas orações, nem cantou belos hinos, mas foi para o paraíso com Jesus! Alguém diria: “Que injustiça!”. Mas graça é isso; injusta aos olhos humanos! Assim como aquele ladrão, nem eu e nem você merecemos! A graça nos alcançou porque Ele ama a todos igualmente. O ladrão nem mesmo pediu perdão, mas suas palavras revelaram o que estava no coração quando disse: “eu mereço”, ou seja, “pequei, por isso estou condenado”. A Bíblia diz que nossa parte é tão somente confessar, e confessar significa “concordar”: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9).
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, faça a pergunta: você reconhece que não merece e que nada pode fazer para pagar por sua salvação? Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu renuncio toda a justiça própria. Sei que nunca poderei pagar a dívida contraída pelo pecado. Eu me aproprio da salvação pela graça reconhecendo que nunca fiz nada para merecer. Confesso que pequei ao dar as costas para Ti e que mereço a condenação. Mas obrigado por me amar, me perdoar, me acolher e me dar vida eterna. Em nome de Jesus, amém!


Que Deus te abençoe tremendamente,

(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário