segunda-feira, 8 de março de 2010

RENASCER – O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA

RENASCER – O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA
Palavra Ministrada nas Células de 8 à 14 de Março
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Se você batesse hoje à porta do céu, que argumento usaria para poder entrar?
2. ORAÇÃO INICIAL E LOUVOR (10 minutos)
3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (15 minutos)Texto bíblico: João 3:1-11.
Por que você acha que o religioso Nicodemos foi procurar a Jesus?
Na explicação de Jesus, o que é nascer de novo?
O que você acha que identifica alguém que nasceu de novo?
4. COMENTÁRIO DO ASSUNTO (15 minutos)Facilitador, estude bem o conteúdo para que você consiga ministrar com segurança e dentro do tempo estipulado.
Nicodemos era um dos líderes religiosos daquele tempo, muito zeloso e conhecedor das coisas espirituais, mesmo assim, Jesus disse que ele deveria nascer de novo para que pudesse entrar no reino de Deus (João 3:5). Reino de Deus não é o céu, mas é o governo, o domínio, o reinado de Deus sobre nossas vidas e sobre o mundo. Sem o novo nascimento, ninguém pode experimentar o relacionamento e o controle de Deus sobre sua vida. Nicodemos, com tantas qualidades, provavelmente, julgava-se pronto a entrar no reino de Deus. Passou, então, a interrogar Jesus: “... Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (João 3:4).Existe uma distinção entre o nascimento carnal e o espiritual (João 3:5, 6). Nascer de novo é nascer do espírito. Nosso espírito precisa renascer, pois está morto por causa do pecado.Nascer de novo é o mesmo que ressuscitar. O nosso espírito precisa receber o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos – o Espírito Santo (Romanos 8:11).O que aconteceu na cruz foi uma substituição. Quem deveria morrer éramos nós, pois nós é que pecamos. Ele morreu a morte de toda a humanidade e quebrou a maldição que veio por causa do pecado (Gálatas 3:13). Ele nos substituiu morrendo a nossa morte, mas também nos substituiu ressuscitando ao terceiro dia. Jesus neutralizou a causa da morte, que é o pecado, por isso não há mais morte. É nessa circunstância que a vida abundante se manifesta, uma vida de plena paz, realizada e fascinanteSe Ele nos substituiu, então, quando ressuscitou, também eu e você ressuscitamos com Ele (Romanos 6:4, 5). A vida do Espírito Santo já está disponível a todos. Porém, para ressuscitar tem que haver morte. Só se pode constatar ressurreição quando há morte comprovada. É preciso decidir morrer antes de receber a vida do Espírito. Assim como Jesus levou Sua cruz voluntariamente e decidiu morrer, também nós devemos tomar a cruz e morrer. A nossa ressurreição espiritual acontece quando nos identificamos com Ele na Sua morte. Ele disse: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27).Assim como a morte de Jesus foi voluntária, a nossa entrega é também voluntária. Tomar a cruz não é um sofrimento, uma enfermidade, um castigo, mas é renúncia, é entrega, é morte do ego. Morte é renunciar o orgulho e, com ele, seus conceitos e pré-conceitos, padrões de pensamentos, opiniões, vontades, coisas, pessoas, enfim, o seu próprio caminho, para escolher o dEle. É se esvaziar de si mesmo para dar espaço a Deus. O Espírito Santo só ocupa espaço desocupado.
5. APLICAÇÃO (10 minutos)Facilitador, fale sobre a diferença que o novo nascimento fez em sua vida; o que você voluntariamente renunciou, mas o que recebeu de Deus. Pergunte: você está disposto a tomar a cruz, renunciando tudo que tem e é para receber a nova vida? Ore responsivamente:Senhor Jesus, eu renuncio tudo que sou e tudo que tenho. Eu me esvazio de mim mesmo para dar lugar a Ti. Decido voluntariamente tomar a minha cruz, morrer para mim mesmo, renunciando o orgulho, o ego, minhas vontades, opiniões, padrões de pensamento, coisas e pessoas, enfim, tudo o que toma o Teu lugar em minha vida. Eu quero nascer de novo. Recebo o sopro da vida, que vem pelo Teu Espírito Santo. Em Cristo sou ressuscitado para uma nova vida. Em nome de Jesus, amém!

Que Deus te abençoe tremendamente,
(Fonte: Apóstolo Edson - www.pibblumenau.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário