segunda-feira, 19 de abril de 2010

A IMPORTANCIA DE OBEDECER A DEUS

A IMPORTANCIA DE OBEDECER A DEUS
Palavra Ministrada nas Células de 19 à 26 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Compartilhe dois a dois, em poucas palavras, qual a tua relação com a obediência.

2. ORAÇÃO INICIAL, (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (30 minutos) 2 Cr 24: 1-2; 17-22; 23-24; 2 Cr 25: 1-2; 14-16
O que é obediência? Como ela deve ser?
Você acha que é preciso obedecer a Deus? Por que?

Comentário do assunto
Como cristãos, precisamos entender que há dois tipos de obediência: a relativa e a absoluta.
Relativa: é a obediência devida aos homens (Sacerdotes, líderes), enquanto estão alinhados com a vontade de Deus e nos conduzem a caminhos corretos segundo a visão de Deus, devendo ser interrompida quando fugir dos princípios divinos.
Absoluta: é a obediência devida somente a Deus, e esta não tem restrições e tem que ser 100%.
A Bíblia nos deixa grandes exemplos de que a obediência a Deus nos leva a experimentar recompensas, e a desobediência a experimentar punições muitas vezes severas.
Joás tinha sete anos de idade quando começou a reinar, e reinou 40 anos em Jerusalém e fez o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias do sacerdote Joiada (2 Cr24:1e 3).
Depois da morte do sacerdote ele deu ouvidos a líderes que não estavam alinhados com a vontade de Deus e que os convenceram a servir a deuses falsos, por isso veio grande ira da parte de Deus sobre Joás e sobre o povo de Judá e Jerusalém (2 Cr 24:17-18).
Deus nos dá chance de nos arrependermos e voltarmos ao seu caminho. Mais uma vez Ele usa um sacerdote, um profeta, para os reconduzir a si, mas eles resolveram não obedecer aos profetas e consequentemente a Deus (2 Cr 24:19), e apedrejaram a Zacarias o sacerdote por ordem do rei (2 Cr 24:20-22).
Sem a obediência a Deus, embora numerosos, nos tornamos fracos e vulneráveis e isso é tudo que nosso inimigo precisa para nos derrotar (2 Cr 24:23-24).
Não podemos cometer os mesmos erros que nossos pais, assim como nossos descendentes não podem cometer os mesmos erros que nós, isso é mais que uma questão de inteligência, se trata de sabedoria, de temor a Deus. “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”.
Devemos respeitar nossos pais, mas isto não significa que devemos concordar com o que eles fazem ou nos ensinam de errado. É bem menos doloroso aprender com os erros dos outros do que com os nossos.
Lembre-se, caso você tenha de alguma forma feito as coisas de seu jeito, desobedecendo a Deus, nem tudo “ainda” está perdido. Você precisa se arrepender, se humilhar diante de Deus, pedir perdão a Ele e daqui em diante tratar de obedecê-lo pra que nem você e nem seus filhos ou pessoas próximas venham ser punidos sofrendo as conseqüências de seus erros.
Precisamos aprender para que possamos ensinar, pois temos responsabilidade sobre os que nos sucedem.
Cabe lembrar que a obediência não deve ocorrer por medo, imposição ou racionalidade e sim como algo espontâneo que deve vir de dentro de nós. È preciso que seja de todo o coração e não parcialmente.
Joás é morto, e em seu lugar começa a reinar Amazias o seu filho, que acabou cometendo o mesmo erro do pai “começa obedecendo parcialmente, sem inteireza de coração” e de repente resolve fazer as coisas totalmente do seu jeito e desobedece a Deus, afasta-se dEle e acaba morrendo e atraindo maldição aos seus descendentes.

4. APLICAÇÃO (5 minutos)
Lembra-se? Obediência tem que ser de todo coração.Vale a pena ser obediente
O que você quer pra você e pra sua descendência, bênçãos ou maldição?
Então qual deve ser seu posicionamento com relação ao que Deus te fala pessoalmente, através de líderes ou pelos sacerdotes?

Orem todos juntos pra que Deus te dê cada vez mais entendimento da grandeza que é ser obediente a Ele. Ore também pela unidade e multiplicação da célula, e para que esta cidade creia em Jesus!

5. EVANGELISMO
Estabeleça metas de crescimento pra esta celula
Ore em duplas pela conversão de pelo menos uma pessoa incrédula que você conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário