segunda-feira, 12 de abril de 2010

O QUE É UMA CÉLULA?

O QUE É UMA CÉLULA?
Palavra Ministrada nas Células de 12 à 18 de Abril
1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (10 minutos)
Compartilhe dois a dois, em poucas palavras, como foi, na infância, seu relacionamento em família.

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (15 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (60 minutos)
Existe uma Comunidade perfeita. Qual é ela? (João 14:20, 23; João 14:18-21, 17:20-26; João 14:16-17). Como podemos ser uma comunidade assim?
O que vai acontecer ao sermos essa comunidade? (João 17:21-23). Por quê?
A célula existe para cumprir cinco propósitos fundamentais. Quais são e como podem ser definidos? (Mateus 22:37-39; 28:19-20).
Comentário do assunto
Assim como Igreja não é um templo, ou um lugar que se freqüenta, ou mesmo um culto, também célula não é uma reunião. A célula não acontece, ela existe. Reúne-se porque é família; não se torna família só porque se reúne. O que determina a existência da célula não é a reunião, mas o estilo de vida em comunidade de seus membros!
Existem famílias biológicas que não vivem como família, pois embora debaixo do mesmo teto, não há relacionamento; cada um busca o interesse próprio, não há afeto, não há amor. Se reunirmos grupos pequenos semanalmente somente para cumprirmos um programa de pregação e ensino da palavra enquanto todos continuam com sua vida isolada e egoísta, estamos ainda longe de ser igreja!
Sem células não há corpo. A Célula espiritual é uma unidade básica do Corpo de Cristo. Cristo encarnou em Jesus, agora Ele habita na Igreja (Mateus 18:20). O que torna uma célula viva e atuante não são as dinâmicas de grupo, os líderes eficientes, as habilidades para comunicar, as técnicas de reunião, as experiências espirituais... Mas tão somente a PRESENÇA viva de Cristo, Seu PODER atuante e Seu PROPÓSITO ministerial. Como Cabeça, Ele dirige a célula e concede dons aos membros.
A comunidade perfeita existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o que chamamos de trindade. Jesus prometeu que essa Comunidade estaria no meio de cada unidade básica do Corpo de Cristo (Célula) – o Pai (João 14:20, 23); o Filho (João 14:18-21, 17:20-26); o Espírito (João 14:16-17). Quando uma célula enfatiza a Sua presença, Cristo revela o Seu poder através dos dons espirituais. A célula existe para cumprir integralmente o propósito de Deus (Mateus 22:37-39; 28:19-20):
Adoração (Mateus 22:37). Amar a Deus é adorá-Lo. A célula, ao se reunir, atrai a presença de Cristo através da adoração, que é resultado de uma vida de obediência. Jesus disse que adoração não mais se limitaria a um tempo e espaço, mas seria estilo de vida (João 4:20-24).
Serviço (Mateus 22:39). Amar ao próximo é servi-lo. Amor é atitude e não sentimento. Numa célula todos servem e edificam uns aos outros através dos dons. Ninguém é egoísta ou apático, mas todos estão convencidos de seu sacerdócio.
Evangelismo (Mateus 28:19). Jesus disse “Ide” e não “vinde”. A célula existe para crescer e se multiplicar, por isso rompe as fronteiras do egoísmo nas quatro paredes para ir onde as pessoas estão. Jamais cogita permanecer fechada em si mesma! Todos os membros são necessários e fazem parte do processo de gerar filhos espirituais.
Comunhão (Mateus 28:19). O batismo é a entrada no Corpo. Cada membro da célula é comprometido com o Corpo, vivendo em comunhão uns com os outros. Comunhão não se resume a um evento semanal, mas é vida em comunidade sete dias por semana.
Discipulado (Mateus 28:19). O discipulado acontece no ambiente da célula. Não é uma classe à parte. Fazer discípulos é formar pessoas que exerçam influência pela força do caráter. É o que gera multiplicação de liderança.

4. APLICAÇÃO (5 minutos)
Orem todos juntos pela unidade da célula, e para que esta cidade creia em Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário