domingo, 25 de julho de 2010

KOINONIA: COMUNHÃO SETE DIAS POR SEMANA

Palavra ministrada na célula de 26 de julho até 01 agosto

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
· O que você acha, relacionamentos são espontâneos ou provocados?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (10 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (35 minutos)

· Como a Igreja Primitiva se comportava em relação à comunhão? (Atos 2:42).
· De acordo com Atos 2:42-47 e 4:32-35, o que os primeiros cristãos nos ensinam sobre comunidade como estilo de vida?
· Como célula, o que precisamos mudar para melhorar nossa vida em comunidade?
Comentário do assunto (Este texto é para que o facilitador estude o assunto a fim de que não se perca o foco durante a reflexão. Não é necessário ministrar todo o conteúdo novamente, apenas use-o para observações e complementos necessários).
A Igreja Primitiva no livro de Atos não apenas tinha comunhão, mas se dedicava a ela! Os cristãos davam prioridade à vida em comunidade, juntamente com a oração e o ensino da palavra: “E perseveravam... na comunhão...” (Atos 2:42).
A comunidade é a razão da existência da célula. Vida em comunidade é desenvolvimento de vida compartilhada, alvos comuns e compromisso entre todos os membros. Não adianta dizer que temos comunhão e amor um pelo outro se isso não for mostrado na prática através da vida em comunidade.
Comunidade só é possível se o grupo for pequeno o suficiente para manter as linhas de comunicação. Jesus ministrou para muitas pessoas, mas vivia numa comunidade com apenas doze. Pesquisas revelam que este é o número ideal para manter os relacionamentos estreitos e para que numa reunião as atenções estejam focadas.
No Antigo Testamento o Tabernáculo e o Templo eram chamados de a “Casa de Deus”. No Novo Testamento o conceito de “casa de Deus” muda radicalmente. Pedro diz que os cristãos são “pedras vivas” que são colocadas em uma “casa espiritual” (I Pedro 2:5). O construtor é o próprio Jesus –– “Eu edificarei a minha igreja...” (Mateus 16:18); mas a pedra viva também faz sua parte (I Tessalonicenses 5:11; Efésios 4:16).
Célula não é uma reunião da qual participo, depois vou para casa viver a minha vida o restante da semana, sem contato com as outras pessoas da minha célula. É de extrema importância que deixemos para trás os nossos estilos de vida isolados e compartimentados e vivamos de maneira mais integrada e homogênea. Se você tentar agendar uma série de horas para sua família, outras tantas para o trabalho, para o lazer, mais um tanto para igreja, etc., certamente não encontrará tempo suficiente durante a semana para fazer tudo o que deseja. A koinonia do Novo Testamento não era assim. Quando a comunidade se torna um estilo de vida, você pode se encontrar com seu parceiro enquanto se exercitam numa caminhada, depois de uma partida de futebol; vocês têm comunhão enquanto jantam com alguém da célula (afinal todos têm de comer!); você está disponível para ajudar na mudança da casa do outro; vocês se encontram para fazer compras, para limpar ou fazer coisas rotineiras...
Koinonia (de koinos, “comum”) testifica da vida comum da igreja em dois sentidos: Primeiro, a comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Filipenses 2:1; I João 1:3). Em segundo lugar, koinonia também expressa o que dividimos com os outros, o que oferecemos e o que recebemos. Lucas descreve o modo como os primeiros cristãos dividiam suas posses uns com os outros (Atos 2:44, 45). Tanto Atos 2:44 quanto Atos 4:32 contêm a expressão: “todas as coisas em comum”. Talvez a frase mais importante seja: “... Ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía” (Atos 4:32). Comunidade cristã é cuidado, e o cuidado cristão é partilha cristã!

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Facilitador, leia o parágrafo sobre o “estilo de vida isolado e compartimentado” e dê liberdade para o grupo confessar suas dificuldades. Orem uns pelos outros!

5. EVANGELISMO (10 minutos)
JULHO é o mês de ORAÇÃO E EVANGELISMO. Facilitador, combine, agora mesmo, com toda a célula um dia na semana, durante quatro semanas, para estarem juntos em oração intercedendo pelos ainda não convertidos.
Discuta com a célula uma estratégia para alcançar não crentes durante o mês de agosto (um café com os vizinhos, visitas, um evento de colheita – pode ser em conjunto com outras células...), Trabalhem com o alvo de levar pelo menos uma pessoa ao próximo Encontro com Deus (Outubro/2010).
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração!
Se ainda não está fazendo aliança de oração, faça. Procure seu líder para maiores esclarecimentos sobre a aliança de oração durante oito semanas. Vai ser tremendo.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário