terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENCONTRANDO O PROPÓSITO MINISTERIAL DE DEUS

Palavra ministrada nas células de 9 até 15 de agosto.


1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
De que maneira você foi alcançado por Jesus?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (35 minutos)
Você acha que a Igreja, em geral, tem sido relevante no mundo? Por quê?
Qual é o único modelo de Igreja que se torna relevante? (Colossenses 3:12-17).
Que tipo de impacto a mídia evangélica tem trazido sobre a sociedade? O que ela nunca poderá substituir? (Atos 2:46-47).
Quais podem ser as razões pelas quais muitas pessoas até fizeram o primeiro contato com cristãos, mas se sentiram como estranhos e não amados?

Comentário do assunto (Não é necessário ministrar todo este conteúdo novamente, use-o apenas para observações e complementos necessários).
A missão da Igreja está no mundo. Ela deve ser relevante na sociedade, importando-se com o ministério aos perdidos. Porém, existe uma lacuna estrutural. A igreja moderna não tem a moldura adequada para ser relevante no mundo. Reunir-se uma vez por semana num prédio especial isola a igreja da vida real dos membros e dos não-cristãos.
A igreja em pequenos grupos é o modelo bíblico para torná-la relevante nos nossos dias. Somente a igreja que vive em comunidade, com células que se importam, é que pode se tornar relevante para o mundo. Ela procura entender o coração e a mente do não-cristão e está disposta a investir tempo e recursos para alcançá-lo.
A multiplicação exponencial no Novo Testamento emergiu da multiplicação dos grupos pequenos ou células. Jesus forneceu a estrutura para a multiplicação, como também a Sua vida e poder dentro dessa estrutura.
Todos os esforços impessoais e externos pelos quais tentamos cumprir nossa responsabilidade de testemunhar (rádio, televisão, outdoors, folhetos...) servem como substitutos para o nosso envolvimento com as pessoas... Hoje aperfeiçoamos várias técnicas de anunciar a mensagem cristã, mas infelizmente elas apresentam uma enorme lacuna: um coração humano. O evangelismo precisa se tornar um estilo de vida. Precisamos penetrar no oikos (grupo de relacionamento) social do não-cristão e trazê-lo para o nosso oikos social e espiritual. Isso significa que a nossa agenda deve ser re-programada para ter um encontro informal com o não-cristão semanalmente.
Fuja da armadilha “não tem mais lugar”. Certas situações e atitudes se desenvolvem dentro dos grupos que se fecham às pessoas de fora. Por exemplo: quando o espaço físico é muito pequeno; quando as pessoas estão mais preocupadas com suas próprias necessidades espirituais; quando o grupo está cheio de conflitos; quando surgem as “panelinhas”; quando há mais de doze membros no grupo; etc. É triste, mas é verdade, muitas pessoas não-cristãs até fizeram o primeiro contato com cristãos, mas se sentiram como estranhos e não amados. Não permita que isso aconteça em seu grupo!
A receita para o mundo é fazer da Igreja um grupo de pessoas com profundo compromisso espiritual. A igreja primitiva se valia de um duplo testemunho como meio de alcançar e impressionar um mundo cínico e incrédulo: kerigma (proclamação) e koinonia (comunhão). Era a combinação desses dois testemunhos que tornou a influência da igreja tão poderosa e eficiente.
Um corpo saudável é uma necessidade para um trabalho eficiente. Tentar evangelizar enquanto o corpo de Cristo está doente e em agonia é pior do que não evangelizar. Não é difícil de manter um corpo de cristãos saudáveis e cheios de vigor, se os indivíduos envolvidos estiverem dispostos a levar os fardos uns dos outros, se instruírem e admoestarem uns aos outros em amor, por meio da palavra de Deus.
A experiência do grupo pequeno é necessária à vida do não-cristão no seu processo de decisão. O contato, amizade e intercessão são parte normal da vida da célula.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Pesquisas revelam que, em geral, depois de cinco anos de conversão o cristão não tem mais amigos não-cristãos. Facilitador, permita que os membros exponham suas dificuldades em cultivar amizades com o não-cristão. Se o grupo for grande, façam dois a dois.

Aplicação entre os parceiros
Façam uma visita a alguém não-cristão do seu oikos (grupo de relacionamento).

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Facilitador, peça que um dos discípulos compartilhe sobre seu progresso no evangelismo pessoal ou de sua célula (desafios e vitórias). Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário