segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PERTENCENDO A UMA CÉLULA SAUDÁVEL

Palavra ministrada na célula de 23 até 29 de agosto

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05minutos)
Você cuida da sua saúde controlando a alimentação ou fazendo exercícios físicos?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
Você considera que esta célula é saudável? Por quê?
Qual ou quais são os impedimentos ao crescimento da nossa célula?
Dos cinco propósitos, em qual ou quais precisamos investir para alcançar o equilíbrio e melhorar a saúde da célula? (Mateus 22:37-39; 28:19, 20).

Comentário do assunto
Facilitador, seria interessante ler a citação abaixo antes de fazer as perguntas.
“A pergunta errada que freqüentemente fazemos é: o que fará nossa célula crescer? A pergunta certa é: o que está impedindo o crescimento da nossa célula?
Todas as coisas vivas crescem. Não é necessário um trabalho especial para que isso ocorra. É um processo natural em seres vivos saudáveis. Não precisamos mandar nossos filhos crescerem, por exemplo. Eles crescem naturalmente. Desde que evitemos determinados obstáculos, como alimentação e ambiente inadequados, o crescimento deles será automático. Se não estiverem crescendo, algo deve estar errado. A falta de crescimento geralmente indica algum problema de saúde, possivelmente uma doença.
Da mesma forma, sendo a célula um organismo vivo, é natural que cresça se estiver saudável. A célula é um corpo, um organismo, não uma organização. Ela está viva. Se uma célula não cresce, ela está morrendo.
Quando o corpo humano deixa de funcionar normalmente, dizemos que ele está doente. Se o corpo de Cristo sofre de algum desequilíbrio, ele adoece. A saúde é estabelecida quando todas as coisas são trazidas de volta ao equilíbrio. A tarefa da liderança da célula é descobrir e remover as barreiras e doenças que restringem o crescimento, para que haja um desenvolvimento natural e sadio.
O foco da célula deve ser a saúde espiritual, não o crescimento. Se nos concentrarmos apenas no crescimento, estaremos nos desviando da verdadeira meta. Quando a célula é saudável, ela cresce conforme Deus determinou. Células saudáveis não necessitam de atrativos para crescer; elas crescem naturalmente.
Paulo explica: ‘Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus’ (Colossenses 2:19). Deus quer que a célula cresça. Se a célula é genuinamente saudável, não precisamos nos preocupar com o crescimento. (Adaptado do Livro “Uma Igreja com Propósitos”, de Rick Warren, pg. 17 e 18).
A saúde da célula é resultado do equilíbrio entre as suas funções. Ela existe para cumprir integralmente o propósito de Deus. Dois textos concentram os cinco principais propósitos, os quais devem ser igualmente enfatizados para um perfeito equilíbrio no Corpo. O primeiro está em Mateus 22:37-39: “Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento... Ame o seu próximo como a si mesmo...”. Amar a Deus é adoração – a célula, ao se reunir, atrai a presença de Cristo através da adoração, que é resultado de uma vida de obediência. Amar ao próximo é serviço – amor é atitude e não sentimento. Numa célula todos servem e edificam uns aos outros através dos dons.
O segundo texto está em Mateus 28:19, 20: “Portanto, vão e façam discípulos... batizando-os... e ensinando-os a obedecer...”. Ir e fazer discípulos é evangelismo – a célula existe para crescer e se multiplicar, por isso rompe as fronteiras do egoísmo nas quatro paredes para ir onde as pessoas estão. Batizar é levar as pessoas à comunhão – o batismo é a entrada no Corpo; cada membro da célula é comprometido com o Corpo, vivendo em comunhão uns com os outros. Ensinar a obedecer é discipulado – fazer discípulos é formar o caráter de Cristo nas pessoas para que exerçam influência gerando outros discípulos.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Facilitador, dê a direção para que cada participante se expresse: O que você está disposto a fazer de forma prática para melhorar a saúde da célula? Orem todos juntos por uma célula saudável!

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Se não há, orem pelas pessoas que a célula quer alcançar e planejem alguma ação evangelística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário