segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UM PADRÃO MAIS ELEVADO DE AMOR

Palavra ministrada nas células de 06 á 12 de setembro

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)
· Você já foi vítima de fofoca, em que pessoas falaram mentiras a seu respeito?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR (05 minutos)

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)
· Qual a principal causa dos conflitos não resolvidos entre irmãos? (Mateus 16:24).
· Qual foi o padrão de amor proposto por Jesus? (Mateus 5:46).
· Que características têm este povo distinto chamado igreja? (Colossenses 3:12-15).
· O amor está relacionado à vontade ou ao querer? Por quê? (Filipenses 2:13).
· O que está por trás, intencionalmente ou não, quando alguém fala mal de outro a um terceiro? Qual deveria ser o comportamento correto ao surgir um conflito ou dúvida? (Tiago 4:11-12).

Comentário do assunto (Facilitador, leia o item da Aliança de Célula abaixo antes das perguntas e relembre que este foi um dos compromissos que todos já fizeram).
AMOR INCONDICIONAL. “Eu escolho amá-los, edificá-los e aceitá-los do jeito que vocês são; não importa o que digam ou façam. Comprometo-me a não fazer fofoca, não criticar meus líderes e pastores, nem falar mal dos outros, mas sempre procurar esclarecer minhas dúvidas e ser compreensivo em todas as situações”.
A Aliança de Célula (decisão de fazer parte de uma célula) é uma demonstração do desejo de crescer; é dar voluntariamente um passo a mais e entrar no nível do discipulado. Alguém que escolhe o discipulado está consciente de um compromisso. Jesus deixava bem claro ser impossível segui-Lo e, ao mesmo tempo, fazer o que bem entender (Mateus 16:24). Os conflitos não resolvidos na Igreja acontecem sempre em função dos interesses pessoais, o que já não deveria existir quando alguém toma a sua cruz! Discipulado é o processo de formar o discípulo, alguém que já respondeu espontaneamente ao convite de seguir a Jesus e se submeter a um discipulador.
Amar é uma escolha, não um sentimento. O amor está relacionado ao querer, o sentimento está relacionado à vontade. Jesus certamente não estava com vontade de ir à cruz, mas Ele quis ir, pois sabia ser esta a vontade do Pai. O discípulo não faz o que tem vontade, mas se move pelo querer de Deus, que está nele, ao experimentar uma mudança de natureza (Filipenses 2:13).
Amar incondicionalmente é aceitar o desafio de viver o padrão de Jesus. Ele disse: “... Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!” (Mateus 5:46). Não é preciso ser cristão para ter um bom caráter, mas para ter o caráter de Cristo é preciso decidir ser um discípulo.
O apóstolo Paulo fala de um povo diferente, distinto e separado (Colossenses 3:12-15). Este povo tem qualidades que expressam um padrão mais elevado de caráter. O amor incondicional, porém, está acima de tudo – “Acima de tudo, porém, revistam-se de amor, que é o elo perfeito” (v.14). Toda essa dinâmica da vida em família, do relacionamento em humildade e serviço uns aos outros só funciona se o amor estiver acima. O “amor sentimento” não se aplica a esse nível de relacionamento, pois é efêmero!
Fofoca e maledicência só podem ser vencidas num ambiente onde reina o amor incondicional. Tiago diz: “Irmãos, não falem mal uns dos outros...“ (Tiago 4:11-12). Conforme o texto, quem fala mal do outro não está cumprindo a Lei, mas se colocando como juiz. Colocar-se como juiz é se identificar com Lúcifer, que quis se colocar no lugar de Deus, por isso caiu e foi banido da Sua presença. Quando falamos mal estamos evidenciando os defeitos dos outros e, indiretamente, nos projetando a nós mesmos, dizendo que somos melhores. Toda crítica tem por trás o interesse da auto-afirmação.
Não significa que não possamos nos expressar, porém, sempre à pessoa certa, com humildade e temor a Deus. Isso mostra sinceridade e verdadeiro interesse em consertar os problemas e restaurar relacionamentos. Falar mal revela o coração que não está interessado em construir, e sim destruir. Procurar os líderes para esclarecer dúvidas é uma atitude inteligente e ao mesmo tempo espiritual, o que promove paz e unidade ao Corpo de Cristo.

4. APLICAÇÃO (10 minutos)
Orem todos juntos de mãos dadas confessando as falhas em praticar este nível de amor e renovem o compromisso diante de Deus.

5. EVANGELISMO (10 minutos)
Orem nominalmente pelos que estão em Aliança de Oração na célula. Se não há, orem para que esta célula se torne viva e saudável, alcançando novas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário