domingo, 30 de janeiro de 2011

gratidão


1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

Alguma vez você já sentiu gratidão por algo que te fizeram ou te deram?

Você costuma reconhecer o valor daquilo que você recebe gratuitamente?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta.
  • Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria.

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)

Salmos 100:3 / Salmos 100:4

“A ingratidão interrompe o favor de Deus. A gratidão o alcança.”

Comentário do assunto

A rejeição é um ato de ingratidão. Muitas vezes desejamos o que os outros possuem, porém nem sempre o que as outras pessoas têm é melhor do que o que nós já alcançamos.

Neste momento, o povo de Israel estava pedindo um rei para governá-los, pois todas as outras nações possuíam um rei e Israel ainda não. Era Deus quem os governava como rei, mas eles queriam alguém a quem pudessem ver, falar, mostrar para as outras nações. Aconteceu que, aos olhos de Deus, eles O estavam desprezando. Ler ( I Samuel 8:6 )

O desejo incontrolado do homem de crescer, de querer mais, de ter o que não pode, de se comparar ás outras pessoas, leva-o a agir com ingratidão. Um grande defeito do homem é esquecer-se daquele quem um dia o ajudou, que apoiou, protegeu e ensinou.

Muitas vezes, quando crescemos um pouco ou ganhamos mais dinheiro, achamos que aquelas pessoas que nos ajudaram, ou de alguma forma, responsáveis pela nossa subida, já não são mais importantes e que, a partir de agora, já não precisamos mais delas.

Você pode se tornar maior que seus pais e professore, ou ainda, maior que seus pastores e líderes, mas isso não lhe dá o direito de rejeitá-los ou desprezá-los. Nunca exclua da sua vida aqueles que, de alguma maneira, lhe deram a mão e contribuíram para o seu crescimento. Isso é ingratidão.

Você não precisa desprezar alguém para se relacionar com outras pessoas. Não há como saber se lá na frente esse alguém voltará a ser usado para lhe abençoar e novamente estender a mão para você.

Infelizmente, isso acontece muito no relacionamento com Deus. As pessoas se aproximam Dele cheias de problemas, crises, doentes, sem esperança e com todo tipo de dificuldades. Então nosso Deus misericordioso, começa a colocar estas vidas em ordem, as abençoa com a salvação, traz libertação, cura e restaura as áreas destruídas. Porem, no momento em que começam a andar com as próprias pernas, esquece de onde surgiu o seu socorro no momento da angústia.

Esse tipo de pessoa costuma abandonar a igreja, seus lideres, quem orou por ela. Costuma também usar a desculpa de dizer que não abandonaram a Deus, apenas não estão felizes naquele lugar e seguirão seus próprios caminhos.

A ingratidão interrompe o favor do rei. Já a gratidão é a expressão do principio da honra.

(I Samuel 2:30) - Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.

Nunca esqueça que o pai sabe bem como fazer coisas boas para seus filhos, mas no momento da ingratidão, também sabe como parar estas demonstrações. Assim também é com o pai eterno em sua vida.

(Salmos 37:4) - Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Pai Santo, venho hoje em tua presença te agradecer por tudo o que o Senhor tem feito por mim. Perdoe-me por toda a ingratidão que já demonstrei ao Senhor e também às pessoas que um dia me estenderam a mão. Ajude-me a honrar cada uma delas. Se cheguei até aqui foi porque elas tiveram participação. Peço-te em nome de Jesus, amém.

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, da gratidão pelo prazer de pertencer ao seu rebanho.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!

2 comentários:

  1. Glória Deus por esta palavra maravilhosa,já copiei para ministrar em minha célula. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus que palavras top já vou fala na minha célula..

    ResponderExcluir