domingo, 13 de fevereiro de 2011

COMO VENCER UMA GUERRA

1. BOAS VINDAS E QUEBRA-GELO (05 minutos)

  • Você já guerreou contra um problema, uma dificuldade, uma enfermidade?
  • E como foi esta guerra, você venceu e cresceu ou foi derrotado?

2. ORAÇÃO INICIAL, LOUVOR E OFERTAS (05 minutos)

  • Ensine sobre a importância de uma oferta. Você mostrará sua maturidade obedecendo a direção de fazer a oferta na célula, abordando este assunto com sabedoria fé e temor a Deus.(Não esqueça de pegar o malote para a oferta com o Pr Dagoberto ou na Secretaria).

3. LEITURA BÍBLICA E REFLEXÃO (25 minutos)

(II Crônicas 20:15)- E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. “Uma guerra é feita por muitas batalhas. Se você perdeu uma batalha não significa necessariamente, que já perdeu a guerra”

Comentário do assunto

O livro de Josué conta as histórias que o povo de Israel teve que enfrentar. Primeiro lutaram contra a grande Jericó, cercada por uma fortíssima muralha. Depois contra a cidade de Ai,uma batalha muito interessante, que eles acabaram não vencendo.

Uma guerra é feita por várias batalhas. Se você vencer uma batalha, não significa, necessariamente, que venceu a guerra. E também se você perdeu uma batalha não significa necessariamente, que já perdeu a guerra.

Mas nunca se esqueça que a bíblia diz que Deus é o Senhor da guerra e Ele é quem nos dá vitória em todas elas. Você pode ter perdido algumas batalhas em sua vida, pode ter perdido sua casa, trabalho ou ministério, mas o Senhor cuidará de você e o ajudará a conquistar a guerra!

Ai era uma cidade muito pequena, talvez a menor com que eles lutaram, mas acabaram perdendo e voltaram frustrados para casa. Entenda isso: perder uma batalha não é vergonha, é ensinamento e aprimoramento, é experiência e discernimento para as conquistas futuras.

Aprenda alguns passos para quando se perde uma batalha, mas deseja vencer a guerra:

1º passo: Remova da sua vida todo desânimo.

(Josué 7:5)- E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o povo se desanimou completamente.

O povo teve seu coração derretido. O texto diz que eles desanimaram totalmente.nenhuma pessoa desanimada vence uma guerra.o desânimo é o carimbo, o selo do seu fracasso. Você é totalmente responsável por reanimar-se. Você pode ter perdido a batalha contra uma doença, um problema familiar, uma crise financeira, mas não se esqueça que reencontramos em Deus toda força que precisamos. Reanime-se em Deus e você terá a chance de vencer essa guerra.

2º passo: Levante-se e reaja.

(Josué 7:10) - Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?

Quando se perde uma batalha, tem-se o direito de chorar, de entristecer-se, e buscar consolo, mas se esta perda nos levar a ficar prostrados e sem reação, com certeza, perderemos a guerra. Perder uma batalha é o momento de reavaliar, de buscar onde erramos, quais os seus pontos fracos ou o que precisa ser mudado. Dê crédito às promessas de Deus em sua vida, e não às derrotas momentâneas que você está passando.

3º passo: Consagre-se a Deus.

(Josué 7:13) - Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

Tome uma atitude! Retire de sua vida o que impede seu relacionamento com Deus. Remova da sua vida o que é pecado, pois a bíblia diz que os pecados fazem separação entre nós e Ele. Remova o que o impede de buscar a Deus. Alguns destes causadores podem ser muitas vezes a preguiça, o desânimo, a televisão ou a internet, um relacionamento ou amizades, um vício ou até mesmo um hobby. É Dele que vem a força e a sabedoria para vencermos.

4º passo: Vença por meio da fé.

(Josué 8:18)- Então o SENHOR disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. Crer é um ato racional, é uma decisão que só você pode tomar.

Quando se perde uma batalha, o medo, a frustração, os questionamentos e um sentimento ruim de fracasso vêm, mas o Senhor tem uma palavra pra você: ainda não chegou o fim! Essa foi apenas uma batalha, o senhor dos Exércitos irá contigo e te dará vitória sobre toda guerra.

Acredite! Você nasceu para ser muito mais que vencedor e nesta guerra o Senhor Deus já lhe deu a vitória.

4. APLICAÇÃO (05 minutos)

Faça esta oração: Senhor Deus, hoje eu entendo que muitas batalhas que perdi eram oportunidades para meu crescimento para vencer a guerra. Eu lhe peço que remova da minha vida o desânimo e me ajude a continuar. Eu quero te buscar a cada dia mais e pela fé declaro que já venci essa guerra. Obrigado pela vitória, em nome de Jesus. Amem!

5. EVANGELISMO (05 minutos)

Fale do amor de Jesus, e do privilégio e vantagens de ser chamado a semear uma semente preciosa.

2011 será “o ano aceitável do Senhor”. Creia, as pessoas o receberão como Senhor e Salvador com muita facilidade.

“GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR, E ENVIAR”

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário